Aula de aviação na EB1 de Pontes de Marchil

Categoria: 1º Ciclo Criado em segunda, 17 maio 2021, 15:26 Atualizado em segunda, 24 maio 2021, 20:10 Publicado em segunda, 17 maio 2021, 15:26 Escrito por Administrator

Aviões de papel e muitas perguntas levaram as crianças a voar nas asas da imaginação.

 

Objetivo da EasyJet foi sensibilizar para a carreira de piloto e assinalar a abertura da base no Aeroporto de Faro em junho.

Um avião comercial tem ailerons nas asas, mas também tem «um triciclo» nas rodas, segundo apontou um dos alunos da Escola EB.1 de Marchil, na freguesia de Montenegro, que recebeu a visita de um dos pilotos da Easyjet na manhã de sexta-feira, dia 7 de maio.

Aliás, não faltaram metonímias para, a brincar, se falar das coisas do ar.

«Qual é a sensação de voar? Deve ser o que um pássaro sente», respondeu, trocado por miúdos, Nuno Jardim, madeirense de 42 anos e comandante de Airbus A320, que encontrou duas turmas de primeiro ano muito entusiasmadas e cheias de curiosidade. O «que é que se vê dentro de uma nuvem? A minha mãe diz que o avião não está preparado para ir à lua», mas neste caso, a imaginação dos mais pequenos foi o passaporte para todas as paragens.

Algumas que até apanharam o comandante de surpresa. «Já foste a Cachopo? É um lugar muito bonito», ficou a saber. E houve quem revelasse até alguma cultura aeronáutica.

Dentro da cabina, «é preciso desligar todos os aparelhos eletrónicos», sugeriu uma aluna.

«O meu pai também trabalha nos aviões. Mete as malas no porão», apontaram duas crianças. O comandante valorizou o handling. «Ah, são as pessoas que nos ajudam muito. Tratam disso tudo, todos os dias», disse.

Os dedos no ar não davam tréguas. Nuno Jardim teve de explicar o procedimento da aterragem, como liga e desliga os motores, os horários de trabalho que podem ser complicados, o voo noturno e até como se gere no cockpit a emergência de ir à casa de banho, caso ambos os pilotos tenham de definir a prioridade na urgência.

Ao barlavento, Nuno Jardim, que está colocado na base da EasyJet de Lisboa, disse que se voluntariou para vir a Faro, mostrar que os sonhos com asas, às vezes, se concretizam.

«É verdade. Eles estão agora numa fase em que se fala nas profissões e vim divulgar a minha. Eu sou daquelas pessoas que a minha profissão era o meu sonho de miúdo. Sempre quis ser piloto desde pequeno. As pessoas riam-se, como é natural. Mas sempre fiz o meu percurso com esse objetivo. No final do secundário os meus pais ajudaram-me e fui para uma escola de aviação e cá estou», disse.

Em relação a este tipo de atividade de contacto com os mais pequenos, «começámos a fazer isto na altura do confinamento, de interagir com os miúdos, já que estávamos todos em casa e de forma a quebrar também um pouco a monotonia das aulas à distancia».

Houve três atividades e esta foi a primeira vez ao vivo. E já que se fala em pandemia, «antes disso havia falta de pilotos e a previsão era vir a agravar-se. Claro que de repente tudo se inverteu e a aviação foi, sem dúvida um dos sectores mais afetados. Os aeroportos são hoje sítios diferentes daquilo que eram há um ano e meio, sobretudo nesta altura em que estamos a entrar no verão».

Questionado se estaria disponível para repetir esta iniciativa, o comandante, que veio acompanhado pela esposa, foi assertivo. «Claro que sim, também sou pai e é sempre bom esta interação» com as crianças.

As professoras Goreti Soares e Susana Castro também se mostraram muito satisfeitas. «Houve uma preparação prévia na sala de aula. Ter alguém que fala por experiência própria consegue passar outras emoções», considerou a coordenadora. Por motivos de segurança, esta foi a primeira atividade autorizada pela direção do Agrupamento de Escolas de Montenegro no recente pós-confinamento.

No entanto, como explicam as docentes, a escola, apesar de pequena, tem tradição de abrir-se ao mundo.

Susana Castro, Nuno Jardim e Goreti Soares.

«Somos uma escola muito virada para o exterior, para a experiência de vida. Os nossos alunos sempre que possível vão para fora», seja nos equipamentos culturais de Faro, ou em intercâmbios internacionais Erasmus. Outra particularidade é que a Escola EB.1 de Marchil, trabalha apenas com duas turmas, que regra geral, fazem os primeiros quatro anos lado a lado. Alguns dos alunos vêm de Quarteira e de Olhão pela proximidade aos trabalhos dos pais, alguns dos quais no Aeroporto de Faro. Resta dizer que a EasyJet irá inaugurar dia 15 de junho a sua base na aerogare algarvia.

fonte: https://barlavento.sapo.pt/mais/educacao/easyjet-aterrou-em-escola-primaria-de-faro-para-aula-de-aviacao?fbclid=IwAR3K0imN-sSHVpWRc02_53IHQemo9AIfQxlkEqtR9mPwVtXD9SYS01rrY08

 

Visitas: 833