Projeto Piloto ‘Cãopanhia para Crescer’

Categoria: Notícias Gerais Criado em segunda, 12 junho 2017, 12:29 Atualizado em segunda, 12 junho 2017, 12:29 Publicado em segunda, 12 junho 2017, 12:29 Escrito por Administrator

O projeto de Intervenções Assistidas por Animais ‘Cãopanhia para Crescer’ decorreu, em fase piloto, durante o terceiro período, como medida de promoção do sucesso educativo e integração socio-afetiva.

Além da cadela Jamaica, fazem parte do mesmo a psicóloga clínica, e técnica especialista em Terapias Assistidas por Animais, Drª Sandra Cristina e a professora Célia Gonçalves dos Santos. 

O ‘Cãopanhia para Crescer’ nasce de uma parceria do Agrupamento de Escolas de Montenegro com o Núcleo de Intervenções Assistidas por Animais de Faro (NIAA’s), uma das valências da PRAVI.

Ao longo destas semanas, um grupo de alunos do sétimo ano teve oportunidade de partilhar o tempo de Apoio Tutorial Específico com a cadela Jamaica, que percorria os corredores de cauda a abanar porque “sabia” que ia ter uma segunda feira especial.

O seu papel foi atuar como facilitadora no processo de inserção social, na expressão das emoções, na atenção e na aprendizagem.

Os cães colocam à disposição de quem precise deles toda a sua natureza, generosidade e dedicação. Não têm o poder de curar nem de educar e não substituem o professor e o terapeuta, porém, através do seu afeto, favorecem o relaxamento, a estabilidade e a serenidade necessárias a uma predisposição para a intervenção do profissional de educação ou de saúde.

No próximo ano letivo, espera dar-se continuidade a este projeto, promovendo a leitura e o desenvolvimento das competências leitoras e alargando-o a mais alunos e a outros anos de escolaridade.

Para que que isto seja possível, procuramos financiamento junto de um ou mais patrocinadores externos.

Um abraço nosso e da Jamaica de profundo agradecimento a todos os que nos ajudaram a dar o melhor de nós!

Visitas: 1069