Dia Mundial da Terra

Categoria: Projeto 4 (3ºciclo)
Criado em segunda, 03 maio 2021, 10:52 Atualizado em segunda, 17 maio 2021, 09:54 Publicado em segunda, 17 maio 2021, 09:52
Escrito por Administrator

 

No dia 22 de abril foi o Dia Mundial da Terra. Este dia, é celebrado por mais de 190 países. A sua primeira celebração foi a 22 de abril de 1970, nos Estados Unidos.

Este dia é hoje celebrado em mais de 190 países com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade imperiosa de cuidarmos deste nosso único Planeta!

 A equipa do projeto Erasmus+ “L´influence de l´activité humaine sur notre environnement“ (mais conhecido por “Ma terra, ma maison”) e o Eco-Escolas  (Programa Internacional)  do nosso agrupamento lançou um desafio: celebrar este dia com uma exposição de trabalhos executados por alunos e até por professores.  Assim, as professoras Carla Paiva e Rita Pinho deram uma ajudinha ao professor Elias Gato que fez uma árvore espetacular!  Os alunos do 7º C e os alunos do 6ºC fizeram as folhas para a árvore. Mas, alguns professores também participaram nesta árdua tarefa. 

  Depois, o Tiago Guerreiro, aluno do 3º E da Ilha do Ancão e as turmas de francês de 7º ano fizeram lindíssimos trabalhos executados com materiais que, normalmente, chamamos de lixo!

 

 

As três turmas de francês de 8 º ano, recolheram publicidades alusivas ao tema.

 Por sua vez, o 9º C construiu com “lixo” trabalhos nos quais inseriram frases de boas condutas/atitudes para com o nosso Planeta, isto é, Eco-códigos.

Nesta exposição também participaram os alunos de 5º e 6º anos que recolheram e enfeitaram lindos poemas sobre a Mãe Natureza.

Agradecemos a participação de todos e também a ajuda do auxiliar de ação educativa Tiago Santos porque, sem ele, nunca teríamos conseguido pendurar as duas flores gigantes fabricadas com trabalhos de alunos.

Podemos dizer que foi um trabalho de equipa, tal como devemos atuar para proteger o nosso Planeta!!

 

Erasmus+, Ação KA2, intitulado “Ma terre, ma maison”,

Categoria: Projeto 4 (3ºciclo)
Criado em terça, 17 novembro 2020, 20:47 Atualizado em segunda, 11 outubro 2021, 21:10 Publicado em terça, 17 novembro 2020, 20:47
Escrito por Administrator

Este ano, o nosso Agrupamento de Escolas de Montenegro viu aprovada, mais uma vez, a sua candidatura a um novo projeto Erasmus+, Ação KA2, intitulado “Ma terre, ma maison”, pela Agência Erasmus+ Francesa.

Neste projeto estão envolvidos 5 países: França com duas escolas, Roménia e Croácia.

No âmbito deste projeto, várias atividades serão desenvolvidas com o intuito de sensibilizar os nossos alunos para os problemas ambientais. Também pretendemos:

• Sensibilizar os alunos e a comunidade educativa para esta temática;

• Incentivar a aprendizagem de línguas estrangeiras; 

• Estreitar as relações interculturais;

• Abrir a nossa escola à Europa;

• Apoiar o desenvolvimento de conteúdos, pedagogias e práticas inovadoras; 

• Reforçar a qualidade e a dimensão europeia da formação de professores e da escola.

 

    O Programa Erasmus+ tem como objetivo realçar a dimensão europeia no campo da educação, promovendo a mobilidade e cooperação entre escolas parceiras. As Parcerias Estratégicas visam projetos de colaboração que permitirão que as organizações parceiras possam trabalhar em conjunto, partilhando conhecimentos e materiais e refletir sobre temas/problemas comuns.

No âmbito deste projeto, estão previstas mobilidades nas escolas parceiras, que permitirão alargar os conhecimentos culturais e o desenvolvimento de competências linguísticas. Os alunos serão selecionados, pela equipa do projeto, de acordo com os seguintes critérios:

- estar inscrito no projeto eTwinning  “Ma terre, ma maison”;

- participar nas atividades do projeto eTwinning;

- revelar empenho nas atividades do projeto e na sua aprendizagem;

- ter um bom comportamento (pelo que não poderá ter participações disciplinares); 

- demonstrar capacidade de interação e de relacionamento;

- saber trabalhar em grupo;

- revelar criatividade.