Professoras do Agrupamento de Escolas de Montenegro em formação na Finlândia Projeto Erasmus+ K1

Categoria: Projeto KA1
Criado em terça, 17 agosto 2021, 22:34 Atualizado em terça, 17 agosto 2021, 22:34 Publicado em terça, 17 agosto 2021, 22:34
Escrito por Administrator

No início do mês de agosto, três docentes do Agrupamento de Escolas de Montenegro deslocaram-se à Finlândia para participar no curso de formação Erasmus+ K1 intitulado "Enhance Creativity with Positive Pedagogy", promovido pelo Instituto EduBorealis, uma entidade bastante conceituada na formação de professores. Segundo as professoras do Agrupamento de Escolas de Montenegro, a escolha por receber formação neste país do Norte da Europa prendeu-se com o facto de o sistema de educação finlandês ser considerado um dos melhores do mundo e, portanto, poder funcionar como um bom exemplo para os docentes portugueses.

Durante um período de sete dias, foram realizados diferentes workshops e palestras: Modelo Educacional Finlandês, Estudos na Natureza, Pedagogia Positiva, Mindfullness, Educação de Alunos com Necessidades Especiais, entre outros.

Foram ainda realizadas partilhas sobre os sistemas educativos dos países representados no curso e foi possível fazer uma visita guiada a uma escola finlandesa.

Acreditamos que as ideias, experiências e o intercâmbio cultural ocorridos durante todo o período de formação foram uma fonte de motivação para todos os participantes.

A semana foi repleta de partilhas  interessantes entre professores de diferentes países europeus: Polónia, Espanha, Croácia, Portugal e Finlândia. Todos unidos com um mesmo objetivo comum: trazer qualidade, inovação e dinamismo ao ensino, de forma a fazer da escola um local mais agradável e apetecível para os nossos alunos.

Projeto KA1 - Abraçando a Europa -

Categoria: Projeto KA1
Criado em quinta, 30 julho 2020, 11:48 Atualizado em terça, 06 julho 2021, 21:24 Publicado em quinta, 30 julho 2020, 11:48
Escrito por Administrator

Foi aprovado um Projeto Erasmus+ no âmbito da formação de professores em contexto internacional (ação-chave 1 – Ensino Escolar) que contempla uma subvenção para a mobilidade de 12 docentes.

Esta candidatura abrange a participação em 3 cursos estruturados e ações de Job shadowing, onde os docentes do Agrupamento de Escolas de Montenegro selecionados irão desenvolver as suas competências em consonância com as necessidades estratégicas do Agrupamento, e priorizou um conjunto de cursos estruturados nas seguintes áreas-chave:

1.     Enhance creativity with positive pedagogy" (Finlândia)

2.     Project based learning (Itália)

3.     Strategies for Reducing Early School Leaving (Croácia)

4.     Job Shadowing

A dimensão Europeia e o respeito pela diferença sairão valorizados neste projeto, com impacto na modernização e internacionalização do nosso Agrupamento.

  

Critérios de seleção do participante:


- Adesão voluntária;
-Compromisso de participação ativa em todas as fases do projeto: preparação, desenvolvimento, divulgação e disseminação;
antes, durante e após a mobilidade;
- Mostrar desejo de inovar;
- Manifestar interesse em implementar futuros projetos europeus com ou sem
mobilidades;
- Expressar vontade de aplicar na sala de aula e/ou junto dos pares as aprendizagens
efetuadas aquando da mobilidade;
-Disponibilidade para se deslocar ao estrangeiro por um período nunca  inferior aos dias necessários à formação a que se candidatam;
- Possuir alguma capacidade de comunicação em língua inglesa (compreensão e expressão);
- Estar disposto a trabalhar em equipa, de modo cooperativo;
- Apresentar disposição para desenvolver competências interpessoais;
- Revelar lacunas apresentadas no Plano Desenvolvimento Europeu, na prática letiva.