CURSO DE PROFESSORES ERASMUS+ @CROÁCIA (SPLIT)

Categoria: Projeto KA1
Criado em segunda, 14 março 2022, 19:57 Atualizado em segunda, 14 março 2022, 20:05 Publicado em segunda, 14 março 2022, 19:57
Escrito por Administrator

IMG 9103 s

Dois professores do Agrupamento de Escolas de Montenegro, frequentaram durante a semana de 5 a 12 de março, o curso "Desenvolvendo habilidades do século XXI em sala de aula: PENSAMENTO CRÍTICO", realizado no âmbito do Projeto ERASMUS+ (KA1) na formação de professsores, que se realizou em Split na Croácia.

Este curso foi projetado para a sala de aula do século 21, onde os professores têm a necessidade crescente de desenvolver habilidades cruciais, como criatividade, pensamento crítico, colaboração e comunicação. As tecnologias da informação e comunicação (TIC) trouxeram muitas mudanças quando se trata da vida quotidiana e nós, como educadores, precisamos de a acompanhar. O pensamento crítico foi identificado como uma das habilidades essenciais da vida que permite que os alunos aprendam a pensar de forma racional, clara e, mais importante, de forma independente.

O foco do curso foi aprender como ensinar os alunos a se tornarem analíticos e praticar a capacidade de examinar cuidadosamente as informações, interpretar dados e questionar evidências. Os participantes discutiram ideias, exploraram vários estudos de caso trabalhando em grupos como uma equipa e compartilharam exemplos de boas práticas. A resolução de problemas é outra habilidade crucial de pensamento crítico que envolve analisar um problema e encontrar soluções práticas por meio de esclarecimento, colaboração, avaliação e tomada de decisão.

Foram abordadas várias formas de envolver os alunos por meio de atividades interativas, usando inovação e aprendizagens ativas e criando e aplicando estratégias em sala de aula centradas nos alunos e nas novas tecnologias.

 

3 Professoras do Agrupamento de Escolas de Montenegro em formação em Itália

Categoria: Projeto KA1
Criado em quarta, 15 dezembro 2021, 09:23 Atualizado em quarta, 15 dezembro 2021, 09:28 Publicado em quarta, 15 dezembro 2021, 09:23
Escrito por Administrator

Screenshot 2021 12 15 at 09.16.09

Projeto Erasmus+ K1  “Abraçando a Europa”

​​

No final do mês de Setembro de 2021, as docentes Ana Cristina Ribeiro, Ana Paula St. Aubyn e Helena Ramos Correia, do Agrupamento de Escolas de Montenegro, participaram em Florença, Itália, no  curso de formação " The course Project-Based Learning in the Classroom: Setup, Integration and Reflection", promovido pelo Europass - Teacher Academy, uma entidade bastante conceituada na formação de professores. Este curso, no âmbito do projecto Erasmus+ K1, “Abraçando a Europa”, visa a formação de professores em contexto internacional (ação-chave 1 – Ensino Escolar) sendo que a dimensão Europeia e o respeito pela diferença sairão valorizados, com impacto na modernização e internacionalização do nosso Agrupamento.

Segundo estas docentes, a escolha por receber formação neste país prendeu-se com a pertinência em relação ao tema e interesse das docentes em aprofundar os seus conhecimentos nesta metodologia de ensino / aprendizagem.

Durante um período de sete dias, foram desenvolvidas as várias etapas da construção de um trabalho de projecto e foram ainda realizadas partilhas sobre a realidade escolar e os sistemas educativos dos países representados no curso.

Por fim foi ainda possível fazer uma visita guiada à cidade de Florença, passando pela biblioteca  pública delle Oblate, entre outros monumentos e pontos de interesse histórico.

Acreditamos que as ideias, experiências e intercâmbio cultural partilhados durante este período de formação foram uma fonte de motivação para todos, unidos num objetivo comum: trazer qualidade, inovação e dinamismo às suas salas de aula e ao ensino. Visando tornar a escola um local onde aprender possa ser cada vez mais uma experiencia aprazível, “voz & escolha” são nesta dinâmica as ferramentas essenciais dadas aos nossos alunos, por forma a prepará-los para aprendizagens mais conscientes e plenas de significado.

Screenshot 2021 12 15 at 09.19.08Picture 1 Picture 2

Projeto KA1 - Abraçando a Europa -

Categoria: Projeto KA1
Criado em quinta, 30 julho 2020, 11:48 Atualizado em terça, 06 julho 2021, 21:24 Publicado em quinta, 30 julho 2020, 11:48
Escrito por Administrator

Foi aprovado um Projeto Erasmus+ no âmbito da formação de professores em contexto internacional (ação-chave 1 – Ensino Escolar) que contempla uma subvenção para a mobilidade de 12 docentes.

Esta candidatura abrange a participação em 3 cursos estruturados e ações de Job shadowing, onde os docentes do Agrupamento de Escolas de Montenegro selecionados irão desenvolver as suas competências em consonância com as necessidades estratégicas do Agrupamento, e priorizou um conjunto de cursos estruturados nas seguintes áreas-chave:

1.     Enhance creativity with positive pedagogy" (Finlândia)

2.     Project based learning (Itália)

3.     Strategies for Reducing Early School Leaving (Croácia)

4.     Job Shadowing

A dimensão Europeia e o respeito pela diferença sairão valorizados neste projeto, com impacto na modernização e internacionalização do nosso Agrupamento.

  

Critérios de seleção do participante:


- Adesão voluntária;
-Compromisso de participação ativa em todas as fases do projeto: preparação, desenvolvimento, divulgação e disseminação;
antes, durante e após a mobilidade;
- Mostrar desejo de inovar;
- Manifestar interesse em implementar futuros projetos europeus com ou sem
mobilidades;
- Expressar vontade de aplicar na sala de aula e/ou junto dos pares as aprendizagens
efetuadas aquando da mobilidade;
-Disponibilidade para se deslocar ao estrangeiro por um período nunca  inferior aos dias necessários à formação a que se candidatam;
- Possuir alguma capacidade de comunicação em língua inglesa (compreensão e expressão);
- Estar disposto a trabalhar em equipa, de modo cooperativo;
- Apresentar disposição para desenvolver competências interpessoais;
- Revelar lacunas apresentadas no Plano Desenvolvimento Europeu, na prática letiva.

Professoras do Agrupamento de Escolas de Montenegro em formação na Finlândia Projeto Erasmus+ K1

Categoria: Projeto KA1
Criado em terça, 17 agosto 2021, 22:34 Atualizado em terça, 17 agosto 2021, 22:34 Publicado em terça, 17 agosto 2021, 22:34
Escrito por Administrator

No início do mês de agosto, três docentes do Agrupamento de Escolas de Montenegro deslocaram-se à Finlândia para participar no curso de formação Erasmus+ K1 intitulado "Enhance Creativity with Positive Pedagogy", promovido pelo Instituto EduBorealis, uma entidade bastante conceituada na formação de professores. Segundo as professoras do Agrupamento de Escolas de Montenegro, a escolha por receber formação neste país do Norte da Europa prendeu-se com o facto de o sistema de educação finlandês ser considerado um dos melhores do mundo e, portanto, poder funcionar como um bom exemplo para os docentes portugueses.

Durante um período de sete dias, foram realizados diferentes workshops e palestras: Modelo Educacional Finlandês, Estudos na Natureza, Pedagogia Positiva, Mindfullness, Educação de Alunos com Necessidades Especiais, entre outros.

Foram ainda realizadas partilhas sobre os sistemas educativos dos países representados no curso e foi possível fazer uma visita guiada a uma escola finlandesa.

Acreditamos que as ideias, experiências e o intercâmbio cultural ocorridos durante todo o período de formação foram uma fonte de motivação para todos os participantes.

A semana foi repleta de partilhas  interessantes entre professores de diferentes países europeus: Polónia, Espanha, Croácia, Portugal e Finlândia. Todos unidos com um mesmo objetivo comum: trazer qualidade, inovação e dinamismo ao ensino, de forma a fazer da escola um local mais agradável e apetecível para os nossos alunos.