Uma viagem pela história da nossa cidade de Faro com o Dr. Teodomiro Neto

Categoria: Projeto 1 (3ºciclo) Criado em segunda, 12 outubro 2015, 09:43 Atualizado em quarta, 26 abril 2017, 09:45 Publicado em terça, 06 setembro 2016, 08:43 Escrito por Administrator

No âmbito do Projeto Erasmus+, foi convidado o Dr. Teodomiro Neto, para realizar uma palestra, dirigida aos alunos do oitavo ano do Agrupamento de Escolas de Montenegro, sobre as características da cidade de Faro no período da Primeira Guerra Mundial, ação que teve lugar no dia oito de outubro de 2015.

O ilustre orador levou os alunos a uma viagem pelo tempo, recuando à época da Primeira Guerra Mundial, retratando esta cidade no período antes, durante e depois deste primeiro grande conflito mundial.

Este historiador destacou o papel geoestratégico da cidade, o seu desenvolvimento, a importância dos produtos cultivados na região e o de figuras proeminentes portuguesas e estrangeiras aqui residentes.(pessoas ligadas à indústria e à política, entre outras). Todas estas figuras tiveram um papel decisivo no desenvolvimento de uma cidade costeira, isolada da Europa.

Os alunos foram muito receptivos a esta revisitação do passado, intervieram oportunamente, colocando muitas questões, demonstrando desta forma o seu envolvimento e interesse pelo assunto em questão. Os discentes e os professores envolvidos nesta atividade agradecem ao historiador Teodomiro Neto por ter disponibilizado algum do seu tempo para nos transmitir os seus conhecimentos sobre este assunto.

Visitas: 1625