Professoras do Agrupamento de Escolas de Montenegro em formação na Finlândia Projeto Erasmus+ K1

Categoria: Projeto KA1 Criado em terça, 17 agosto 2021, 22:34 Atualizado em terça, 17 agosto 2021, 22:34 Publicado em terça, 17 agosto 2021, 22:34 Escrito por Administrator

No início do mês de agosto, três docentes do Agrupamento de Escolas de Montenegro deslocaram-se à Finlândia para participar no curso de formação Erasmus+ K1 intitulado "Enhance Creativity with Positive Pedagogy", promovido pelo Instituto EduBorealis, uma entidade bastante conceituada na formação de professores. Segundo as professoras do Agrupamento de Escolas de Montenegro, a escolha por receber formação neste país do Norte da Europa prendeu-se com o facto de o sistema de educação finlandês ser considerado um dos melhores do mundo e, portanto, poder funcionar como um bom exemplo para os docentes portugueses.

Durante um período de sete dias, foram realizados diferentes workshops e palestras: Modelo Educacional Finlandês, Estudos na Natureza, Pedagogia Positiva, Mindfullness, Educação de Alunos com Necessidades Especiais, entre outros.

Foram ainda realizadas partilhas sobre os sistemas educativos dos países representados no curso e foi possível fazer uma visita guiada a uma escola finlandesa.

Acreditamos que as ideias, experiências e o intercâmbio cultural ocorridos durante todo o período de formação foram uma fonte de motivação para todos os participantes.

A semana foi repleta de partilhas  interessantes entre professores de diferentes países europeus: Polónia, Espanha, Croácia, Portugal e Finlândia. Todos unidos com um mesmo objetivo comum: trazer qualidade, inovação e dinamismo ao ensino, de forma a fazer da escola um local mais agradável e apetecível para os nossos alunos.

Visitas: 164