Comunicado à comunidade do Agrupamento de Escolas de Montenegro

Categoria: Notícias Gerais Criado em quinta, 17 dezembro 2020, 13:27 Atualizado em segunda, 21 dezembro 2020, 13:28 Publicado em quinta, 17 dezembro 2020, 13:27 Escrito por Administrator
Esta semana termina o 1.º período letivo do ano mais atípico alguma vez visto, e alguma vez vivido, principalmente em contexto escolar. Mesmo com a pandemia ainda instalada, conseguimos 3 meses de aulas com muito poucos sobressaltos. Mantivemo-nos na escola, que é o lugar onde todos aprendemos mais e melhor e em todos os sentidos. Esta situação deveu-se essencialmente à atitude de todos, de toda uma comunidade escolar que respondeu a este enorme desafio com grande qualidade. Primeiro, nas medidas e estratégias encontradas para o funcionamento da escola que se revelaram facilitadoras de evitar os aglomerados de pessoas e facilitar a circulação, segundo, porque as novas regras e normas foram bem recebidas, atendidas e aplicadas pela maioria da comunidade educativa
As ausências de docentes registadas foram muito pontuais e neste agrupamento não se sentiram as situações vividas, um pouco por todo o país, com ausências de professores a determinadas disciplinas, em diferentes turmas, todo o período letivo.
Felizmente, verificámos que a maioria, das muito poucas situações identificadas como positivas à covid-19, eram apenas de familiares e não de nossos alunos, docentes, técnicos especializados e funcionários. Respeitaram o isolamento determinado pela DGS e regressaram à vida escolar.
Embora com cenários de ensino não presencial preparados no Agrupamento, nada se compara ao regime presencial, mesmo com algum esforço pessoal, decorrente de todas as adaptações implementadas. A certeza é de que é desta modalidade, de presença, que vive uma escola, na sua plenitude. Por isso, o sentimento global deve ser de sucesso.
 
Posso ainda dizer que para além do rigor aplicado nesta "nova" escola, a tranquilidade e o sentido de proteção e segurança foi-se instalando dentro da escola ao longo do período, em todas as escolas deste agrupamento e foi cumprido um serviço público de qualidade como é sempre esperado. Estamos assim, todos de parabéns e devemos estar orgulhosos da nossa prestação. É este o balanço muito sincero e agradecido que faço, deste tempo decorrido.
Agora, espero ansiosamente, que esta época festiva de natal, de interrupção da vida em contexto escolar não signifique um recuo neste desempenho demonstrado até ao momento e que o próximo ano de 2021, para além de esperança, seja o de uma recuperação gradual e efetiva da normalidade das nossas vidas e mesmo da vida escolar.
 
A meados de março deste ano eu dizia que "quanto mais cedo nos distanciarmos, mais cedo nos abraçaremos!". Hoje, passados 9 meses, sinto que nos conhecemos e nos reconhecemos apenas pelos olhos. Vemos menos sorrisos na escola, apesar de sabermos que existem atrás das máscaras, porque agora o olhar transmite muito mais. Estamos, de certo, já todos muito cansados do atual tipo de cumprimentos (quando existem) com toques de punho fechado ou mesmo entre cotovelos, e será também unânime a opinião de que a natureza do ser humano não se compadece em viver muito tempo sem o conforto do abraço. Mas vamos acreditar que esse abraço estará para breve.
Votos de um Feliz Natal a todos, dentro de todas as recomendações emanadas e que nos reencontremos com saúde em 2021.
Obrigado e protejam-se!
 
 
 
Montenegro, 17 de dezembro de 2020
O Diretor
Manuel Mil-Homens
Visitas: 378