CAMPEONATO DE CIÊNCIA E ESCRITA CRIATIVA 2023 – MENÇÃO HONROSA

Categoria: Notícias Gerais Criado em quinta, 11 maio 2023, 20:19 Atualizado em sexta, 12 maio 2023, 07:36 Publicado em quinta, 11 maio 2023, 20:19 Escrito por Administrator

Picture 1

Pela primeira vez, o Agrupamento de Escolas de Montenegro participou no Campeonato de Ciência e Escrita Criativa, que já vai na sua 3ª edição, apresentando a concurso textos inéditos das turmas do 2.ºciclo 5ºA, 5ºB e 5ºD. Esta iniciativa é promovida pela Pinguim Educação, com o apoio da Rede de bibliotecas Escolares (RBE).

Assim, a Biblioteca Escolar lançou o desafio e as turmas jogaram “mãos à obra” e embarcaram numa aventura de leitura, escrita, ciência e… imaginação!

Motivados pela leitura das obras da coleção O Clube dos Cientistas, da autora Maria Francisca Macedo, as turmas escreveram uma nova cena de um momento do livro e propuseram outras soluções.

Partindo das aventuras da obra “Levanta voo, a turma 5ºD participou com o texto Popossónico rumo ao desastre, tendo obtido uma menção honrosa.

O desafio consistiu na leitura da obra e na proposta de uma nova solução para um problema num processo que implicou a investigação científica, a criatividade, o pensamento crítico e a transdisciplinaridade. Concretizando-se num texto com cerca de 800 palavras e a elaboração de um protocolo experimental com base científica, com a descrição da experiência realizada, este foi um verdadeiro trabalho interdisciplinar e colaborativo da turma e dos docentes responsáveis das disciplinas de Português, Ana Fevereiro, Ciências Naturais, Maria Manuela Luz, Cidadania e Desenvolvimento, Prazeres Marques e Educação Tecnológica, Helena Gomes.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar e nas medidas do Plano de Recuperação das Aprendizagens 21|23, promovendo competências de leitura e escrita e o gosto pela experimentação e pela ciência.


Parabéns a todas as turmas/alunos e professores envolvidos e, de forma especial, aos vencedores!

Visitas: 295